Canais de Atendimento Automático | Enel

1. Dúvidas sobre nossos serviços

Estou desocupando um imóvel, o que devo fazer para solicitar um encerramento contratual?

Ao desocupar um imóvel, você pode entrar em contato com a gente através da Central de Relacionamento, no telefone 0800 285 0196, ou comparecer a uma de nossas lojas de atendimento, com as seguintes informações:

  1. Originais do CPF (Cadastro pessoa física) e carteira de identidade (RG), ou na falta desta última, original de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional.
  2. Leitura atual do medidor.

A distribuidora providenciará uma conta de energia do consumo final e você deve solicitar o encerramento contratual.

Como posso solicitar uma segunda via da minha conta de energia?

Para sua maior comodidade, este serviço é oferecido pela internet, na página principal do site Enel. Basta informar seu do número do cliente e o CPF ou CNPJ.

Você também pode solicitar a segunda via da sua fatura através do Aplicativo Enel iOS e Android, e das nossas redes sociais. 

2. Pagamento de Contas

Como posso escolher a melhor data para o vencimento para minha conta?

Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual no site, clique no menu e em "solicitar serviços”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.

Você também pode ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento (0800 285 0196). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.

A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.

Como faço o cadastro de débito automático?

Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.

Para cadastrar a conta no débito automático acesse o site do seu banco e lembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.

Como posso pagar minha conta pela internet?

Basta acessar o site do seu banco, entrar com sua agência e conta, e selecionar a opção “pagamentos”.

3. Canais de Atendimento

Onde posso solicitar os serviços da Enel?

Para sua maior comodidade, alguns serviços são oferecidos pela internet, na opção Agência Virtual. Na Agência Virtual, além de solicitar segunda via, você também pode comunicar o pagamento de sua fatura, pedir religação, modificar o endereço postal, alterar a data de vencimento, solicitar emergência, pedir ressarcimento, consultar débitos e poda de árvore.

Você também pode solicitar serviços através do Aplicativo Enel iOS e Android, e de nossas redes sociais. Via SMS você pode comunicar Falta de Luz (enviando o texto falta de luz + tecla espaço + número de cliente sem o dígito para o nº 26816).

Você pode ainda utilizar a Central de Relacionamento ou procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você. Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado pelo site da Enel ou pela Central de Relacionamento.

4. Iluminação pública

Quem é responsável pela iluminação pública?

A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.

Somente nos municípios listados a seguir, a manutenção da rede de iluminação pública é de responsabilidade da Enel Ceará, sendo que a substituição de lâmpadas é feita pelas respectivas prefeituras. Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Arneiroz, Aurora, Caririaçu, Cariús, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ibiapina, Icó, Jardim, Jucás, Milagres, Miraíma,Nova Olinda, Orós, Pentecoste, Quixelô, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Solonópole, Umari.

Como posso avisar a Enel que uma lâmpada da iluminação pública está acesa durante o dia?

Você pode avisar através do site ou ligando para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196, a ligação é gratuita.

5. Sobre o fornecimento de energia

O que devo fazer quando tenho pessoas em minha residência que usam equipamentos elétricos indispensáveis à vida?

O titular da conta ou familiares devem cadastrá-lo na Enel, em qualquer uma das lojas de atendimento, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso de equipamentos essenciais à vida, contendo as seguintes informações:

  • Nome do paciente;
  • Tipo de equipamento que está sendo utilizado;
  • Período previsto para utilização;
  • E a informação escrita que o aparelho é essencial à vida (atestado médico específico para esse fim).

Por que ocorrem desligamentos programados? Como serei informado(a)?

Eventualmente, a Enel interrompe o fornecimento de eletricidade porque as redes precisam de manutenções preventivas que ajudam a garantir a qualidade da energia que chega até sua casa. Consulte em nosso site se há interrupções programadas para sua instalação e qual a previsão de restabelecimento da energia.

Sem prévio aviso, esta programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada por motivo de mau tempo, impedimentos técnicos de última hora ou para preservar a segurança física dos trabalhadores envolvidos na obra. Pede-se desde já compreensão para a possibilidade de eventual reprogramação dos serviços em outra data.

Por razões de segurança, a distribuidora recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam sempre feitos com a chave geral desligada, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

ATENÇÃO: Não são informados os desligamentos acidentais, que não podem ser previstos pela distribuidora, normalmente ocasionados por temporais, vendavais, quedas de árvores, descargas atmosféricas e acidentes de veículos com a rede de energia.

6. Benefício Tarifa Social Baixa Renda

O que é a Tarifa Social Baixa Renda?

É um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda. Os descontos podem chegar até 65% em relação à classe residencial normal, são graduais e funcionam da seguinte forma:

  • Nos primeiros 30kwh/mês de consumo, 65% de desconto;
  • Acima de 30kwh até 100kwh/mês, 40% de desconto;
  • Acima de 100kwh até 220kwh/mês, 10% de desconto;
  • Acima de 220kwh/mês, não tem desconto.

Famílias indígenas e quilombolas (inscritas no CadÚnico) terão 100% de desconto nos primeiros 50kWh/mês consumidos (as demais faixas de consumo terão os mesmos percentuais de desconto da tabela acima).

O desconto na tarifa de energia elétrica só será concebido a uma única unidade consumidora residencial por família beneficiária, e aplicado após a validação do cadastro pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

 

 

Beneficiários Documentação Necessária

Famílias inscritas no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Nome do Beneficiário

Nº. do NIS - Nº. de Identificação Social;

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto ou apenas RANI para indígenas;

Informar se a pessoa é indígena ou quilombola.

Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3(três) salários mínimos, que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma contínua.

Nome do Beneficiário Nº. do NIS - Nº. de Identificação Social;

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto.

Apresentação de atestado médico da necessidade do aparelho vital.

Beneficiários da Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, ou seja, idosos e deficientes cuja família possua renda mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo.

Nome do Beneficiário

Nº. de identificação do trabalho (NIT) ou do Benefício (NB)

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto.

OBS:O Código do benefício que consta no documento, lembrando que os aceitos para enquadramento do Benefício Baixa Renda são: (87) Amparo assistencial ao portador de deficiência, (88) Amparo assistencial ao idoso, (30) invalidez urbano, (11) invalidez rural, (40) idosos urbano, (12) idosos rural.

Caso não tenha o benefício como faço para tê-lo?

  • Compareça a um dos postos de atendimento do Cadastro Único e inscreva-se no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), para ter seu NIS;
  • No caso do BPC, compareça a uma agência do INS;
  • Vá a uma loja de atendimento da Enel e apresente os documentos necessários para o seu caso.

Já tenho o benefício. Como faço para não perdê-lo?

Caso você não tenha NIS ou NIT cadastrado na Enel, vá até uma de nossas lojas de atendimento e recadastre-se, apresentando os documentos mencionados acima.

7. TESTE Denúncia de fraude

TESTE Como posso denunciar uma fraude?

Você pode denunciar uma fraude (gato) através deste site, na opção "Denuncie / Fraudes” ou ligando gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800.285.0196.

8. Dúvidas sobre seu débito na Enel

Como consulto meu débito no site?

Você pode consultar suas contas em aberto na Agência Virtual, na opção de serviços online, resumo da dívida. Você também pode consultar seu débito através do Aplicativo Enel para iOS e Android.

Como efetuo o parcelamento de débito?

Para efetuar seu parcelamento é necessário ter no mínimo duas faturas e que uma delas tenha pelo menos 60 dias de vencimento (classes: Rural, Residencial, Baixa Renda e Ex Baixa Renda). O parcelamento do valor da fatura só pode ser solicitado pelo titular ou representante legal. Você pode requisitar o parcelamento pré aprovado pela nossa Agência Virtual e pelas nossas lojas de atendimento.

9. Cálculo de DIC, FIC e DMIC

DIC, FIC e DMIC. O que são essas siglas?

Esses indicadores constam mensalmente na sua conta de luz. Veja significado:

DIC = Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

FIC = Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em número de interrupções;

DMIC = Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

DICRI = Duração da Interrupção Individual ocorrida em dia Crítico por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

Exemplo de como ele é calculado:

4 interrupções em Fevereiro/2011: - 02/02/11 - 14h30 às 14h55 = 25min (0,42h) - 17/02/11 - 06h00 às 06h12 = 12min (0,20h) - 25/02/11 - 14h00 às 17h33* = 3h30min (3,55h) - 27/02/11 - 20h14 às 21h03 = 49min (0,82h) *desligamento provocado pela instalação particular (não será considerado no cálculo)

Onde: i = índice de interrupções da unidade consumidora no período de apuração, variando de 1 a n. n* = número de interrupções da unidade consumidora considerada, no período de apuração. t(i) = tempo de duração da interrupção (i) da unidade consumidora considerada ou ponto de conexão, no período de apuração. t(i) máx = valor correspondente ao tempo da máxima duração de interrupção contínua (i), no período de apuração, verificada na unidade consumidora considerada, expresso em horas e centésimos de horas. Não serão considerados no indicador: desligamentos com tempo de interrupção menor que 3 minutos; desligamentos provocados pela instalação particular; desligamentos provocados por estado de calamidade pública, racionamento de energia e por determinação do ONS - Operador Nacional do Sistema. Você tem direito de solicitar apurações dos seus indicadores individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI a qualquer tempo e ser compensado em caso de violação do padrão permitido. Mais informações no PRODIST - Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.

10. Revisão e reajuste tarifário

Qual a diferença entre eles?

Revisão tarifária

É o momento em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) analisa o equilíbrio econômico-financeiro da Elektro, com definição dos custos operacionais eficientes e dos investimentos realizados com prudência pela empresa. Após análises e cálculos, é definida a tarifa da empresa. Essa revisão acontece a cada 4 anos. Resolução Homologatória nº 1329 da Aneel.

Reajuste tarifário

Anualmente, exceto nos anos de revisão tarifária, acontece o reajuste tarifário homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mediante publicação de resolução específica. Sua função é atualizar o equilíbrio econômico-financeiro baseado nos custos com a distribuição de energia e nos ganhos de produtividade, crescimento do número de clientes e no aumento do consumo do mercado existente.

Resolução Homologatória nº 1778 da Aneel.

11. Falta de energia

Quando falta energia, o que devo verificar?

É importante verificar alguns itens que vão favorecer o seu atendimento:

  • Instalações internas: chaves e disjuntores estão funcionamndo? (atuou/liga e desliga)
  • Isolada: somente em sua unidade consumidora?
  • Desligamento programado: você recebeu algum aviso da Elektro informando o dia e hora dessa falta de energia?

Se você identificou que o possível problema está nas suas instalações elétricas internas (falta de luz isolada ou durante a utilização de algum equipamento ou máquina de maior potência), chame um eletricista particular habilitado.

Caso identifique que o problema aparenta ser generalizado, informe a distribuidora através dos canais de atendimento, no site, aplicativos, redes sociais e SMS (gratuito com a palavra LUZ + número do cliente sem dígito para o número 26816).

12. Conta de luz por e-mail

A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail que você escolheu. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.

Não se esqueça de manter o seu cadastro sempre atualizado com um endereço de e-mail que disponha de espaço suficiente para receber arquivos em PDF. Para aderir a este serviço é fácil! Baixe nosso aplicativo, acesse “Notificações" e habilite o push “Envio de fatura por e-mail mensal.”

13. Ligação Nova

O que é Ligação Nova? Onde posso fazer?

É a solicitação de ligação de energia em algum local onde antes não havia fornecimento. Deve ser feito em uma loja de atendimento da Enel.

Quem pode fazer a solicitação?

O interessado, futuro titular da conta de energia, ou seu representante legalmente constituído através de procuração particular com firma reconhecida (cópia da procuração deverá ser entregue ao atendente).

O que é necessário para solicitar?

  • Apresentar documentos originais e cópias: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (RG) ou, na falta desta última, apresentar original e cópia de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional. Importante: o nome completo do titular deve estar igual na Carteira de Identidade e no CPF;
  • O futuro titular da conta não pode possuir débito em seu nome junto à Enel. Caso isso ocorra, a nova ligação ficará condicionada ao pagamento do débito;
  • Residências com subdivisões (casa altos, fundos, casa A, casa B, etc.) devem ser eletricamente e fisicamente separadas, com acesso independente. Importante: O imóvel que é subdivido não pode apresentar débito. Nestes casos, deverá ser solicitada uma troca de titularidade.
  • Informar endereço completo com nome da rua, bairro e numeração (caso não tenha número, solicitar à prefeitura);
  • Informar todos os equipamentos elétricos e de iluminação existentes;
  • Preparar a instalação interna;
  • Providenciar o padrão de entrada.