Ligação Nova | Enel

Principais Dúvidas

Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora? Vá até uma Loja de Atendimento da Enel mas, antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de energia e confira os passos necessários para que a gente consiga te atender.

1. O que é Ligação Nova?

Ligação Nova é o fornecimento de energia elétrica para novas unidades consumidoras. Chamamos de Ligação Nova Grupo B quando a potência é de até 75 kVA, por exemplo, clientes residências e comerciais de pequeno porte.

2. Sua potência é acima de 75 kVA?

Neste caso, você pertence ao Grupo A e deve fazer a sua solicitação pela nossa Central de Relacionamento Corporativo e Governo:
0800 280 2375, que irá direcionar para a região correspondente.

3. Quem pode solicitar?

Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.

Importante: O solicitante não pode ter dívida vencida com a Enel, deve ser maior de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado) e não pode haver outro medidor ativo instalado na mesma residência.

4. Quais documentos preciso apresentar na loja?

Pessoa Física:

  • RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
  • CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).
  • Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.

Pessoa Jurídica:

  • Documentos pessoais citados acima
  • Procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.
  • Documentos de identificação dos outorgantes da procuração.

Representantes Legais:

  • Sócio – número do CPF, RG, contrato social ou último aditivo, cartão do CGC, CNPJ e documentos constitutivos da empresa (contrato social/aditivos ou estatuto social/atas de assembleia).
  • Representante Legal – número do CPF, RG, contrato social ou último aditivo, cartão do CGC, CNPJ, procuração (reconhecida firma em cartório, conforme os atos constitutivos da empresa). Devem ser apresentados os documentos de identificação dos outorgantes da procuração.
  • Representante legal (pessoa física) – número do CPF, RG e procuração reconhecida em cartório. Devem ser apresentados os documentos de identificação dos outorgantes da procuração.

5. O que vão me perguntar na hora do atendimento?

  • Relação de todas as cargas a serem utilizadas para declaração descritiva da carga instalada na unidade consumidora ou declaração descritiva de todas as cargas a serem utilizadas. Atenção ao levantamento de cargas, que deve ser realizado em Watts (W), evite levar motores em CV ou kVA.
  • O endereço completo do local que será atendido (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, barri, complementos, referências). Se não possuir número físico, deverá ser fornecido o numeral que fica imediatamente em frente ao padrão.
  • Telefones para contato (celular e fixo se possível).

6. O que é padrão de ligação de energia elétrica?

São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Enel. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.

7. Quando a Enel precisa fazer uma extensão de rede elétrica?

Quando a rede elétrica estiver na mesma calçada da sua unidade consumidora ou do outro lado da calçada, com uma distância maior que 25 metros do padrão de entrada de energia. Será necessária também, quando o ramal de ligação cruzar o terreno de outras pessoas. Conforme disposto na Resolução Normativa nº 414, da ANEEL de 09 de setembro de 2010, art.32,33,34, o cliente receberá uma carta em até 30 dias, contados a partir da data de solicitação. O cliente terá 30 dias para responder e mediante sua resposta, receberá uma carta, onde irá constar o prazo de início da obra.

Etapa importante: Vistoria

Assim que você solicitar uma Ligação Nova, a Enel agendará uma vistoria. A visita ocorrerá em horário comercial e é muito importante que algum responsável esteja no local para receber os nossos técnicos.

Atenção: A numeração da unidade consumidora deve estar visível (número, lote, quadra, casa etc). Caso não seja fácil identificar o local, providencie, antes do dia agendado, uma maneira de facilitar a localização.

1. Taxas e Custos?

A primeira vistoria não é cobrada. Serão cobradas as demais vistorias realizadas pela Enel no local, devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente, conforme resolução da ANEEL 414, de 09 de setembro de 2010. A cobrança será feita na primeira conta de energia elétrica, após a ligação do medidor.

2. Padrão de Ligação já construído

Neste caso, durante a vistoria o técnico da Enel irá verificar se o padrão está de acordo com as normas técnicas de segurança da ABNT (para saber mais, vá em Dúvidas Frequentes). Se o padrão não estiver em área de proteção ambiental e não houver necessidade de estudo de rede, após a vistoria, em até 2 (dois) dias úteis para a área urbana, ou 5 (cinco) dias úteis para área rural, a energia será instalada.

Se for identificado padrão fora das normas técnicas, você receberá um formulário com a irregularidade e terá até 30 dias para regularizar a situação.

Após sanar as irregularidades, reabra o pedido através do 0800 280 0120 ou em uma das lojas Enel.

3. Locais onde o padrão não pode ser instalado:

  • Escadas e rampas;
  • Recintos fechados;
  • Interiores e vitrines;
  • Próximo a máquinas, bombas, tanques, reservatórios, fogões etc.;
  • Locais sujeitos a gases corrosivos ou combustíveis, inundações ou trepidação excessiva;
  • Na parte interna do imóvel, ou seja, após o portão de entrada.
  • Observação: Em áreas protegidas por lei ambiental, haverá necessidade de autorização dos órgãos competentes. Caso o imóvel já possua autorização ambiental, leve junto com os documentos solicitados.

4. Informações sobre os Tipos de Instalações de Padrão

O local escolhido deve estar a menos de 25 metros de distância da rede de distribuição aérea da Enel e deve possibilitar o livre acesso das equipes técnicas da empresa.

Além de leitura mensal do medidor, que determina o valor da sua conta de luz, podem ser necessários reparos para atendimento de emergência, vistorias ou a execução de outros serviços, mesmo que o imóvel esteja fechado.

Construa seu Padrão nos limites da sua propriedade, na frente do terreno e voltado para a via pública. Se for colocar a caixa do medidor fixada no muro voltada para rua, o poste deverá ficar na parte interna do terreno.

O centro do visor da caixa do medidor deverá ficar entre 1,40m e 1,60m de altura em relação ao piso acabado. E, no caso de medição dupla, um visor deverá ficar a 1,60m e outro, a 1,20m.

A caixa do medidor não poderá ser totalmente embutida na parede (precisa de abertura lateral na caixa, para colocação de prensa cabo).

Para cargas acima de 12kVA, será necessária apresentação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou do TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico.

Padrão em Muro (Figura 1)
Padrão em Muro (Figura 1)

O Poste Padrão não pode ser de PVC e deve ficar a, no mínimo, 1,20m de distância de janelas, sacadas, escadas, áreas de serviço, terraços, etc.

A altura mínima entre o condutor e o chão, em qualquer ponto, deverá ser de 5,5m, onde houver trânsito de veículos, e de 3,5m, onde houver apenas passagem de pedestres, tanto em áreas privadas quanto em áreas públicas.

A especificação do poste está descrita na Especificação Técnica nº 165 – Fornecimento em Tensão Secundária.

Poste Padrão (Figura 2)
Poste Padrão (Figura 2)

Medição Agrupada acima de 4 medidores (Figura 3)
Medição Agrupada acima de 4 medidores (Figura 3)

Instalações elétricas internas

Após a vistoria e a execução do serviço, o disjuntor ficará desligado. Se a conexão interna já estiver pronta, basta ligá-lo. Do contrário, solicite que um eletricista particular faça a conexão interna e em seguida, ligue o disjuntor.

1. Informações importantes

  • A Enel faz ligação de energia até o disjuntor. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deverá providenciar a instalação elétrica interna, contratando um eletricista de sua confiança.
  • Contrate um eletricista qualificado, capaz de garantir o dimensionamento de carga ideal para o número de aparelhos eletroeletrônicos e lâmpadas que serão utilizados em sua casa, o uso de conexões confiáveis, entre outras medidas de segurança. Desta forma, você garante a segurança de sua família e evita transtornos futuros.
  • Aproveite nossas dicas para usar a energia de forma segura e consciente clicando aqui.

2. Especificações para montar seu Padrão de Entrada de Energia

Poste

  • Poste (para especificações, consultar normas técnicas no site da Enel)
  • Armação secundária simples com haste de 150 mm (somente para poste de concreto)
  • Isolador roldana
  • Condutor concêntrico*
  • Alça pré-formada de distribuição para condutor concêntrico*
  • Abraçadeira de nylon de 760 mm*
  • Caixa de medidor (monofásica/polifásica)
  • Prensa cabo rosqueável*
  • Caixa de conexão para ligação do consumidor
  • Eletroduto
  • Condutor de cobre nu (aterramento)
  • Caixa de aterramento
  • Medidor* (monofásico/polifásico)
  • Parafuso de segurança*
  • Disjuntor

*Itens fornecidos pela Enel